terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prótese biliar percutânea

Depois de um bom e feliz final de semana, estamos de volta à vida real para o enfrentamento das intempéries e vencer os obstáculos que estão ao nosso alcance; aqueles que estão além dos nossos limites ficam por conta do Nosso Senhor, nosso Criador e Pai Celestial, a Ele cabe o nosso destino.
Como disse, a volta ao real me levou ao consultório do meu cirurgião hepático para conhecer o rumo do tratamento diante do resultado da última ressonância magnética. Pois bem, de forma objetiva, fui encaminhado para outro médico, especialista em angiologia, com a recomendação de colocar uma prótese biliar percutânea para desobstruir os canalículos biliares, responsáveis pelo transporte da bilis até o intestino para serem descartados. Estes canais passam pelo fígado e atualmente estão sendo pressionados pelo tumor, impedindo o metabolismo natural. Para manter aberta essa porta de comunicação será, então, colocada a prótese.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSA OBSTRUÇÃO?

Se nada for feito para garantir aberta a passagem da bílis, pelo fígado, até o intestino acabarei sendo acometido do que se chama "doença amarela" ou, tecnicamente, icterícia. Na verdade não se trata de uma doença em si, mas de sintomas de algumas doenças, com inúmeras causas e que precisam ser investigadas. No meu caso não resta dúvida, a icterícia, se instalada, seria consequência do tumor no figado - segundo explica a literatura médica. 
A principal característica da icterícia é a cor amarelada nos olhos e nas mucosas e, nos casos mais avançados, afetam a cor da pele das pessoas. Claro que não quero passar por isso, ninguém quer. Então vamos enfrentar mais este desafio.

ORTOTONÁSIA

Explicado o que vem a ser a prótese biliar e a icterícia, vamos a alguns comentários extraídos do diálogo que mantive com o meu médico na manhã de hoje. Segundo ele, devo retomar a quimioterapia, Creio que será logo após a inserção da prótese. Então, baseado no novo Código de Ética Médica, no tocante a ortotanásia - direito de interromper tratamentos agressivos a pacientes portadores de doenças graves e incuráveis, perguntei a ele, assim de forma direta, se nada disso eu quiser fazer, quanto tempo de vida me restaria? Claro que ele não tem nenhuma varinha de condão, mas é conhecedor de estatísticas médicas que embasariam a sua resposta. Sabem o que ele  me respondeu, com outras palavras, pouco tempo. E aconselhou que, pelo menos, eu fizesse a colocação dessa prótese. É isso, caso não retome a quimoterapia o processo será acelerado.
Fica a dúvida, até por quanto tempo fazer a quimio se o tumor não regridiu de forma expressiva? Vale a pena ficar repetindo esse procedimento tão agressivo? 

Esta postagem traduz o que estou sentindo nesse momento, não significa que tomei qualquer decisão de interropção do tratamento. Não significa que estou decretando a antecipação do desfecho da minha história. Infelizmente não posso deixar de pensar em todas as hipóteses, a doença é real, a minha fé na cura também é real, mas nem sempre somos atendidos nas nossas preces. A esperança continua norteando e dando o mote para os meus passos. Quero dizer que amo a vida, por ela tenho lutado; amo os meus entes queridos, por eles sempre fiz o que pude; amo o meu trabalho, por ele perco noites de sono e vibro com os resultados positivos atingidos. Enfim, não quero, como disse antecipar o capítulo final; quero sim estar preparado com a dignidade que todos merecemos. Que Deus tenha misericórdia da minha alma. Amém!

6 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Edson, nao diga que voce esta lutando contra um cancer e sim vencendo o cancer. Sei que a palavra final vem de Deus, mas Ele nao rejeita a oracao de um adorador,de um coracao contrito. Ele nao rejeitara o seu clamor. Voce esta vivo, e a ultima palavra vem do Senhor, portanto confie Nele e Ele satisfara os desejos do seu coracao! Fique com Deus.

Fernanda Lopes disse...

Edson,
há alguns dias tenho acompanhado a sua história, e vejo que você tem tido muita fé..
as vezes não sabemos o que fazer, mas quero dizer a você, que continue lutando, lute até o fim...
não desanime, saiba que Deus está com você em todos os momentos..

eu tenho uma amiga que está passando por uma situação parecida com a sua. ela teve câncer de mama, e teve metástase no fígado.. ela já luta há 4 anos contra essa doença, e a cada dia que passa sei que tudo vai se tornando difícil, ela fica desanimada, não estava com vontade de fazer a quimioterapia. até que à convenci à fazer as sessões de quimioterapia, e nesta segunda ela acabou de fazer a segunda etapa..
não desista!!

eu sei que pode ser doloroso, sacrificado, mas lute até o final..

que você vai vencer!!!

abraços..

Edson Leite disse...

Só tenho a agradecer pelas palavras de carinho aqui postadas. Creio em Deus, sim. Momentos de vacilo existem, desistir nunca!
Obrigado,

Anônimo disse...

Meu irmão,conforme já foi dito acima,não desanime,lute e alcançarás a vitória.Sbemos que não está sendo fácil,porém muito vc ja conseguiu tendo como sustentaçaõ a confiança em DEUS.Só Ele sabe de todas as coisas e para Ele tudo é possivel.Persevere vc é forte, fiel e temente ,nessa certesa esperaremos na misericórdia Daquele que tudo pode...beijos em teu coraçaõ,coragem naõ desanime,tens tb o nosso amor.Socorro leite e familia

Unknown disse...

Tenha fé em Deus ele sempre sera o piloto de sua nave.

Unknown disse...

A sogra do meu filho está com o mesmo problema seu,estamos sempre com ela e passamos palavras de fé e de carinho,pois é o que vcs precisam nesta hora,o demais deixe nas mãos de Deus ele saberá o que fazer.Um grande abraço Deus ta no controle.