segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A “Presidenta” e o Português

Recebi um e-mail bastante esclarecedor e atualizado acerca do uso da nossa língua pátria. Vale a pena conhecer o assunto e evitar o erro que a maioria das pessoas estão comentando em razão da eleição de uma mulher ao cargo de Presidente da República. É até compreensível considerando que é um fato novo e, como toda novidade, precisamos nos acostumar. Vamos à mensagem que me foi enviada por uma amiga morada da capital federal.

"Presidenta??? Ou a Presidente? Mas, afinal, que palavra é esta inexistente em nossa língua? Bem, vejamos. No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.
Um bom exemplo seria: “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."

Espero que tenham compreendido a lição, como disse acima, trata-se de uma reprodução de um e-mail. Você até pode ter recebido um do mesmo autor. A quem agradeço pelas explicações, certo de que daqui pra frente não falarei mais Presidenta Dilma e, sim, a Presidente Dilma. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: