sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Indefinição

Como consta na minha última postagem, hoje foi a vez da consulta ao médico angiologista para tratar da possibilidade da colocação da prótese biliar. Logo de início da nossa conversa o médico foi logo afirmando que eu não estava com "aparência" de ictericia e que, nesses casos, não caberia usar tal procedimento invasivo. Em todo caso requisitou novo exame de imagem: colágiomagnética (foi o que entendi), uma certeza ficou, é mais uma ressonância magnética!

Não sei se fico aliviado com este pré-diagnóstico ou se isso demonstra uma imprecisão do rumo que será dado para tratar da pressão que o tumor está fazendo sobre o canal biliar, provocando o seu estreito em determinada área e aumento em outra. 

Depois das explicações de hoje, ficou clara a situação. Simples de entender. A bilis é produzida no fígado e fica depositada na vesícula para depois ser expelida para o intestino, no meu caso, que não tenho mais a vesícula, a bilis secretada -cerca de 600 ml/dia - vai direto, pelo canal biliar, para o intestino. Se o canal sofre estreitamento em determinado ponto, a tendência natural é que o canal seja alargado em outras extensões desse canal o que pode acarretar o seu rompimento (assim como ocorre com cano entupido, a água tem que sair em algum local) e espalhar-se pelo corpo - provocando a icterícia, acúmulo de bilis nas mucosas e na pele. 

Outros sintomas somam-se a este fenômeno colorido de partes do nosso corpo, como o escurecimento da urina (ficando muito escura mesmo, próxima do marrom) e o clareamento das fezes (como se tivessem sido lavadas com sabão omo - branco total!). Não se assustem comigo, não tenho nenhum desses sintomas, graças a Deus! Imagine usar papel higiênico e não saber se ele cumpriu o seu papel, literalmente, ou você não olha para o papel depois de usá-lo, para conferir se limpou mesmo?!

Bom, brincadeiras a parte. A hora é de seriedade, ou melhor de jejum. Farei novos exames de sangue amanhã cedo para pesquisar o nível das bilirrubinas (Total, Direta e Indireta), são parâmetros para definir o compromentimento da função hepática. Fiquem com Deus.

Saiba mais sobre Icterícia, visitando site: http://www.blacklab.com.br/ictericia.htm

3 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Edson tudo e possivel ao que cre. Se vc crer na obra restauradora de Jesus Cristo, esse exame nao vai dar nada. Eu creio.Lucia

Unknown disse...

Oi meu amigo... Saudades de ti!!
Que fase que tu estás a passar... Mas tenha fé tudo irá se conduzir para o melhor caminho, como eu já acredito que esteja... Veja um dia a prótese é quase uma certeza no outro já começa a parecer em segundo plano... Vc é um guerreiro e não irá sofrer aquilo que não estiver em seu planejamento de vida, Deus cuida de seus filhos sempre!!
E eu estarei aqui sempre na torcida por ti, pois tenho muito carinho por vc!!
BjoKas...

Anônimo disse...

mais uma vez ,meu querido ,DEUS ouviu nossas preces...vamos perseverar e continuaremos alcançando a SUA misericordia,beijos tua mana socorro