quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Florescer

Muitos desejam Um Próspero Ano Novo, encontrei em florescer uma palavra que tem muito a ver com este momento de renascimento, de coisa nova. Além, claro, de nos lembrar de que apesar de estarmos em pleno verão estamos em fase de frutificar, para a colheita do que plantamos ao longo do ano que fica pra trás.
Novamente foco o olhar no retrovisor para fazer uma reflexão do que foram todos esses dias, o que foi realizado e o que não foi possível fazer acontecer, mesmo com toda boa vontade, seja no âmbito da família, seja no trabalho. Percebo claramente que o saldo foi positivo, não tenho do que reclamar. Se mais não foi feito, temos as nossas justificativas e as limitações que nos foram impostas.
Em todos os aspectos venho registrar o meu mais profundo agradecimento a todos com quem tenho convivido, àqueles que só me conhecem através deste blog e que já fazem parte das pessoas queridas -muitas até vivenciando experiências semelhantes as minhas, razão maior de manter vivo este boletim virtual. Agradecimento maior ao nosso Deus pai, que tem sido misericordioso e complacente com as minhas falhas. 
Então, vamos todos comemorar o presente, festejando com alegria o raiar de um novo ano - para mim já são 53. Uma data memorável que pode ser, muitas vezes, o início de uma nova vida com o nascimento de uma relação de amor. É isso, mais uma vez, quero desejar a todos um Feliz 2011, Próspero, Florido e Saudável, na paz do Senhor. Amém!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

O ano está acabando, tempo de fazer balanço em nossa vida. Olhar para trás, procurando ver as coisas boas e ruins que nos aconteceram ao longo deste ano. Agradecendo por todos esses momentos, bons ou ruins, afinal, nada nos acontece por acaso. Nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão do nosso Pai Celestial, se é assim para as folhas, é também para a vida de qualquer um de nós.
Devemos, ao invés de reclamar daquilo que nos desagradou, ver que algum proveito tiramos da situação. No mínimo ganhamos experiência que, certamente, nos ajudará para evitar a repetição do fato na continuidade da nossa jornada.
Particularmente, o balanço que faço é positivo. Estou sobrevivendo e vencendo os obstáculos que foram sendo apresentados, às vezes, tive que optar por este ou aquele procedimento. Adiamos, por exemplo, a retirada da tiróide por algum tempo, buscando o momento propício que acabou acontecendo. Depois foi a vez de adiar a iodoterapia (que continua em aberto) para poder voltar a combater, com quimioterapia, a recidiva do tumor no fígado. Ainda bem que é um único tumor, se fossem vários, a situação seria mais complicada.
Pude retornar ao trabalho, enfrentando novos desafios. Foi uma coordenação de uma seção, depois veio outra e agora estamos diante de um desafio maior. Não conheço o medo e gosto da realidade como ela é, do contrário seria irreal e eu sou real, estou presente neste mundo até a hora final, ou, se quiser adiantar o relógio da vida, até o momento que eu acreditar que não sou capaz de mais nada. E isso não vai acontecer comigo, não sou peru de natal, que morre de véspera.
Por falar em véspera, estou a um dia de retornar ao cirurgião para que ele solicite a ressonância magnética que apontará o grau de redução do tumor com estas doses de quimioterapias a que fui submetido ao longo desses últimos noventa dias. Claro que estou ansioso, tenho perdido peso, intestino acelerado e alguns momentos de introspecção que me leva ao silêncio que até pode incomodar a quem estar ao meu lado. É fato, não estou sadio. Reconheço as minhas debilidades físicas e as limitações a que estou sendo imposto nos dois últimos anos da minha vida; mas, ela não parou! Deus não me quer nesse momento, não sabemos do seu tempo e dos seus própositos.
Sou grato por tudo que me ocorre, imagine a felicidade de ver nascer uma neta, participar do seu primeiro aniversário, acompanhar os seus primeiros passos, ouvir as suas primeiras palavras e ser chamado de vovô! Ainda bem que nao é uma palavra polissílaba... Participar da alegria dessa criança de descobrir a fantasia do Papai Noel e estar prestes a participar da sua segunda festa de aniversário! É uma bênção, não acha?! Uma verdadeira Vitória encarnada e personalizada. Assim é a minha alegria de participar da vida da minha neta: Ana Vitória. Nome que não foi escolhido ao acaso. 
Por hoje, fico por aqui, desejando que tenham passado um ótimo Natal, na paz de Cristo, o aniversariante de todos os momentos.   


sábado, 25 de dezembro de 2010

É Natal


Natal, época de renovar o espírito, lavar a alma de todas as impurezas acumuladas, de renascimento e de muitos festejos do povo cristão. Eu disse povo cristão, de Cristo, de Jesus Cristo! Filho de Deus que veio ao mundo na forma de uma pessoa comum, sem posse alguma, pobre mesmo. Nasceu num estábulo, divindo espaço entre vacas e outros animais, fugindo da perseguição política que queria a sua morte antes mesmo de nascer.
Nasceu no dia 25 de dezembro, há 2010 anos. E na noite do seu nascimento, foi visitado por três reis que lhes deu presentes e as boas vindas a este mundo. Sobreviveu a todas as intempéries inerentes a uma criança que nasce naquelas condições - não existia SAMU, UPA, nem UTI neonatal. Maria, mãe de Jesus, nunca ouviu falar em pré-natal; mas sabia que carregava no seu ventre um filho varão, concebido sob a graça de Deus. José, marido de Maria, aceitou aquela condição e defendeu Jesus, como se filho dele fosse!
Já não mais perguntavam ao casal, quando virá o herdeiro?! Como fazemos até hoje quando encontramos uma pessoa recém-casada - para depois perguntar: quando vai fazer um irmaozinho?! Naquela época, me parece que os médicos não faltavam ao seu plantão: pois nem médico existia, cada um conhecia um pouco de cada coisa que lhe afligia e cuidavam com ervas que, hoje, chamamos de milagrosas. Enquanto o verdadeiro milagre é a própria vida e, muitas vezes, não nos damos conta de que somos vencedores desde o primeiro choro - apesar do tapa que levamos na bunda para despertar e iniciar as atividades do pulmão. O que me faz lembrar que já é hora do Conselho Tutelar da Criança proibir este ato de violência, cuidando para que encontrem outra forma; quem sabe chamar pelo nome que receberemos em batismo. Basta perguntar a parturiente que ela dirá o nome da criança.
Bom, voltando ao tema em tela, quero afirmar que nós somos escolhidos para habitar este mundo e zelar pela continuidade da espécie humana. Isso significa que devemos cuidar um do outro e das coisas da natureza que existem para suprir as nossas necessidades em geral, todos tem importância na cadeia da vida. Se não cuidamos, padecemos pelas nossas faltas. Sabemos que Jesus veio ao mundo para salvar o povo de Deus, os oprimidos, os perseguidos, os que não tinham nada em seu nome; um burro velho sequer, burro novo, zero quilômetro nem pensar. A cada ano um burro novo era lançado no mercado, uns com cauda coloridas, outros com olhos arregalados, alguns com três olhos, tração nas quatro patas, enfim, em cada esquina existia um curral de vendas desse tipo de transporte tão comum. José e Maria tomaram, por empréstimo, um desses burros velhos, sem ar condicionado, sem direção hidráulica, simples mesmo, sem freios e sem marcha de ré e partiram na velocidade segura - José não bebia e a sua carteira de habilitação estava em dia, buscando um local seguro para o nascimento do Salvador.
Enfim, chegaram a Jerusalém, deixando para trás o perigo e a morte certa. Era um momento não só de nascimento de uma criança, mas de um Instrumento de Deus que quis dar mais uma chance a todos nós. Daí chamarmos, Jesus, de Nosso Salvador. Não tem nenhuma ligação com O Salvador da Pátria, de Lauro Muniz, com a personagem Sassá Mutema. Jeus nasceu com a missão de salvar o homem dele mesmo, das porcarias que fazia, das injustiças, da intolerância e de todos os pecados que cometidos. Passados 2010 anos, olhamos para o nosso lado e percebemos que, nesse tempo todo, não mudamos muito. Percebemos que muitos continuam olhando apenas para o seu próprio umbigo. Ainda bem que o tempo de Deus só Ele conhece, quem sabe ainda teremos outros 2010 pela frente ou será mesmo que o fim será em 2012?
Eita, falei demais hoje. Vamos ficar por aqui, dizendo que montei o vídeo acima para prestar minha homenagem ao aniversariante do mês, do ano e de todos os nossos dias. Feliz natal para todos! Fiquem com Deus.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Culto Ecumênico

Ontem, no final do expediente, foi o momento da nossa confraternização de final de ano. Mais uma vez optamos por realizar um Culto Ecumênico, representante espírita, padre, pastor e uma representante das religiões de matrizes africanas.
Eu não podia deixar em branco esta oportunidade de falar a todos que compartilham, direta ou indiretamente, as atividades laborativas na Secretaria de Saúde, aonde sabem que continuam trabalhando. A mim foi garantido um momento e, na ocasião, fiz a leitura do que chamei de Mensagem de Final de Ano que havia sido redigida por mim. Atendendo a solicitação de algumas pessoas que não poderam estar presentes, estou publicando no blog. Vamos lá!

MENSAGEM DE FINAL DE ANO!

"Boa noite a todas e a todos que aqui se encontram presentes!
Para mim é uma grande alegria poder estar neste momento de confraternização, participando deste Culto Ecumênico, onde todas as crenças e credos religiosos encontram eco e se harmonizam de forma verdadeira.

Aproveto este espaço de tempo para a agradecer a Deus por permitir que cada um de nós pudesse aqui ter chegado, pedindo a Sua proteção no retorno aos nossos lares.

Tenho motivos muito fortes e pessoais para continuar agradecendo pelas graças que tenho alcançado ao longo desses dois últimos anos da minha vida, por mais paradoxal que seja. Todos sabem que continuo em tratamento médico, fazendo quimioterapia para combater um tumor que havia sido aniquilado e há dois meses resolveu retornar. Mas, com a misericórdia Divina e o avanço da medicina estamos no controle, o que é motivo para continuar nos agradecimentos.

Faltei as duas últimas confraternizações, na de 2008 eu estava só a graça... um caco mesmo! Recém-operado para a retirada do estômago e com fortes reações por conta dos quimioterápicos. Na confraternização do ano passado, também estava recém-operado - havia sido retrada quase a metade do fígado e toda a minha vesícula. Em meados de 2010, foi a vez da tireóide sair de cena...

Hoje, cá estou, sob efeitos mais brandos da quimioterapia, o que me permite executar as minhas tarefas na Secretaria de forma quase normal. E isso é motivo de estender os meus agradecimentos a todos vocês que fazem parte desta Secretaria, pela compreensão, pelo carinho, pelos cuidados de algumas pessoas, pelas palavras de apoio ou por um simples olhar de admiração que recebemos pelos corredores.

Entãom, aceitem os meus mais profundos agradecimentos e vamos pedir a Deus, por todos nós, para que Ele nunca nos falte. Que Ele zele pela nossa saúde, pela nossa família e pelo nosso povo. Assim seja!"    

sábado, 18 de dezembro de 2010

Reajuste salarial

Eu não poderia ficar calado diante deste descalabro dos parlamentares federais e início com uma pergunta:
- O que leva um povo a parecer tolo? Uma das respostas a esta pergunta é a passividade ao extremo diante de determinadas decisões governamentais, qualquer que seja esfera de onde tenha partido. O exemplo mais recente é o reajuste salarial concedidos aos parlamentares federais (por eles próprios), incluindo senadores e o presidente da república. Um reajuste absurdo e injusticável da ordem de 62%!!! Uma vergonha quando lembramos que o salário mínimo sofreu reajuste de menos de 10%, enquanto anunciam que os servidores públicos não terão nenhum índice de reajuste para o ano de 2011 - para conter os gastos públicos!
Sabemos que por tabela, num verdadeiro efeito cascata, as assembléias legislativas estaduais acompanharão a decisão do reajuste no mesmo percentua dos parlamentares federais, já que na maioria dessas casas legislativas prevê salários limitados a 75% do que percebem os parlamentares federais.
A reação passiva do povo a este feito vergonhoso o bem caracteriza como de um tolo. Nós somos (pelo menos a maioria) o bobo da corte, que a tudo assiste e ainda encontra motivos para rir da própria desgraça. Ainda estamos na era que valem lemas: "Aos amigos tudo e aos inimigos a lei!"; "Cadeia é para pobres e pretos!"; "Leve vantagem você também!" - a famosa lei de Gerson, lembra? Esses e outros lemas absurdos continuam fazendo parte do dia-a-dia de milhões de pessoas por este país afora. Um país que tem tudo para dar um salto de qualidade, para mostrar a verdadeira grandeza de uma nação e a capacidade de fazer diferente, isso às vezes passa pela cabeça de alguns em determinados momentos e como fumaça logo se dissipa no ar. 
Recentemente assistimos e vibramos com a força tarefa atuando na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, acreditando que seria dado um basta aquela situação caótica na qual estava mergulhado o povo sofrido da periferia. Durou pouco a sensação de vitória, quando percebemos a facilitação dada a centenas de fugitivos perfilados, armados, que adentravam para a comunidade vizinha - sem nenhuma reação agressiva da força tarefa. Enquanto nós, tolos mortais, assistíamos a tudo como se fosse um filme no qual éramos os diretores e se assim fosse, mandaria abrir fogo sobre a fila indiana que buscava refúgio em novos esconderijos.
Uma verdade precisa ser dita, os grandes inimigos do povo não estão em esconderijos secretos, eles estão alojados nos gabinetes da república, nas casas que dizem ser do povo (tolo quem acredita nessa baboseira de ter uma casa com tamanho conforto, nem mesmo as do PAC chegaram de verdade para diminuir o défict habitacional). 
Negam melhoria de vida a milhões de nós outros, enquanto se locupletam de forma acintosa. Nenhuma das autoridades econômicas do país fez qualquer comentário contrário a este reajuste. No início da semana, a arrecadação de impostos bateu novo recorde, ultrapassou a casa de um trilhão e duzentos milhões de reais!!! Prá onde vai tanto dinheiro??? Para a farra do boi, para alimentar a ganância de uma minoria desse pais chamado Brasil.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novo dia

Amanhã será um novo dia e com ele nova sessão de quimioterapia, a terceira deste ano e quiçá a derradeira. Estou marcando os meus compromissos como noiva marca a data do casamento, ela em função da última menstruação e eu em função da próxima sessão de quimio. Ela (a noiva) para aproveitar a lua de mel e eu para poder estar me sentindo bem, sem enjoos. Ela (a noiva) pode até voltar (da lua de mel) sentindo certos enjoos... eu não. Prefiro estar de bem com o meu organismo, ou melhor prefiro que ele (o meu organismo) esteja de bem comigo. Eita, desculpe-me pelo trocadilho. Tudo isso é para manter o blog atualizado com as últimas notícias, assim fica mais fácil para aqueles que estão pedindo a Ele por mim; precisam estar informados para fazer o pedido certo, na hora certa.
É isso, amanhã, terça-feira, por volta das 9 horas da manhã estarei dando entrada no quarto onde serão injetados, nas minhas veias, os venenos para a bicharada (como diz meu amigo George) se alimentar. Depois disso e depois do Natal, farei uma ressonância magnética da região abdominal para verificar o resultado da comilância desses três meses. Anotem ai na sua caderneta de pedidos a Deus: que me seja concedida pelo menos mais uma trégua nessa batalha pela vida, para que eu possa permanecer mais algum tempo por aqui, por acreditar que ainda não conclui a minha missão terrena (pelo menos acredito que falta alguma coisa; melhor, faltam muitas coisas mesmo).
Paz e harmonia para todos, fiquem com Deus, pois tenho estado com Ele sempre!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Final de ano!

Estamos quase iniciando a contagem regressiva para o fianl do ano de 2010. Olho para trás e recordo exatamente quando ingressei no serviço público, no ano de 1982, quando foquei o olhar para frente calculando quando seria a minha aposentadoria. Pelos meus cálculos seria exatamente em setembro deste ano... afinal já estava com sete anos de carteira de trabalho assinada, que somado aos 28 anos (2010 - 1982 = 28) completaria o tempo mínimo de serviço exigido em Lei (naquela época). Apesar de distante, eu acreditava que chegaria a este momento da minha vida. Porém, não da forma que se apresenta.
De lá pra cá muitas coisas mudaram. Novas leis foram aprovadas, alterando a forma de aposentadoria do servidor público, a minha vida mudou radicalmente nos últimos dois anos com o diagnóstico do carcinoma. Mesmo com todas essas mudanças no trajeto, mesmo com todas essas alterações não desejadas, não sonhadas e nem imaginadas, estamos chegando ao final daquele ano que seria um marco na minha vida - 2010. Passamos pela bug do milênio, pela Odisséia no Espaço e agora estamos aguardando o alinhamento dos planetas para 2012, com tamanha velocidade que até assusta. 
As pessoas não pensam mais, motivados pelo calor da mídia, no que vão fazer no ano vindouro e sim no que farão daqui a quatro, oito, dez anos... Copa 2014, Olimpíadas 2016 – Brasil 2017. Já estão até vendendo ingressos, quiçá estejam alguns esgotados! Os carros, maior bem de consumo dos brasileiros, têm os seus lançamentos do ano seguinte lançados no início do ano corrente... uma loucura! Mal acaba o carnaval e lá vem festa de carnaval fora de época para marcar o início da próxima temporada carnavalesca. O mundo tem pressa, as pessoas têm pressa e os sentimentos ficam esquecidos na correria do dia-a-dia, será que necessitamos mesmo utilizar toda essa parafernália "moderna", mesmo que ela se contraponha ao exercício de uma vida saudável?
Eita, pensei escrever sobre o que estou sentindo com a proximidade do final de acabo fazendo esse desabafo. Tem nada não, amanhã, quem sabe, retomo o assunto do final de ano, afinal, assim como numa rede de televisão, podemos criar uma espécie de mini-série para fazer esta abordagem e que ao fim acabe tendo um desfecho feliz para todos nós, com a graça e permissão de Deus. Fico por aqui, nesta manhã de domingo ensolarada, desejando a todos um bom início de semana, não sem antes pedir que continuem torcendo por mim - amanhã farei exames de sangue de rotina, exigidos sempre na véspera de uma sessão de quimioterapia, que será realizada na terça-feira. Assim, o meu calendário para esta semana estar aqui divulgado e a depender das reações a rotina de trabalho ou recolhimento nos momentos mais pesados. Abraços e beijos no coração. Fiquem com Deus.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Profissão:ativo!


Imagem baixada na Internet
 Estou de volta, desta feita quero compatilhar o momento atual que estou vivenciando no meu trabalho. Normalmente as pessoas em situação de saúde na qual nos encontramos, outras em até melhores condições, preferem se afastar do trabalho e recorrem a uma aposentadoria por invalidez. Condição que não considero para mim, pelo menos agora. Sou servidor federal, cedido ao SUS, lotado na Secretaria de Saúde do meu município, desempenhando as minhas atividades laborativas observando, obviamente, as minhas limitações físicas. Para isso conto com a compreensão dos meus superiores e daqueles que trabalham diretamente comigo, naqueles momentos de debilidade ou quando que tenho de me afastar para a sessão da quimioterapia.
Sinto-me muito bem e confesso que estou, neste momento, no meu melhor momento profissional. Posso dizer que é grande o desafio de continuar labutando e que vale a pena qualquer sacrifício da minha parte. Gosto do que faço e das pessoas com quem trabalho no dia-a-dia. Assim como sou cuidado em casa pelos meus entes queridos, sinto também que estou sendo cuidado pelos meus colegas e colaboradores no trabalho. Para citar um exemplo, tem uma pessoa que estar sempre perguntando se já bebi a água, se quero outro copo e lá me vem com um copo cheio dágua. Assim como essa pessoa, muitas outras demonstram preocupação com o meu estado de saúde. Por mais que eu agradeça a todos, só aumenta a minha dívida de reconhecimento por estes gestos de carinho e de afeto a minha pessoa. Deus sabe das coisas e tudo ver, certamente, estar colocando créditos na linha da vida de cada um. São créditos para serem usados em todas ocasiões e sem limites de tempo.
Então, o trabalho, além de dignificar a pessoa, contribui para impulsionar a vida do indivíduo, mesmo que lhe pareça difícil continuar no batente. O importante é continuar na ativa, considerando-se útil e contribuindo para o bem estar comum de todos que dependem do seu trabalho.
Outro dia fui à um órgão da Receita Federal e constatei uma servidora portadora do Mal de Parkinson trabalhando no atendimento ao público, percebi que aquela pessoa estava fazendo exatamente o que deveria ser feito por muita gente: dar continuidade à vida, mesmo que com limitações. Sabemos que existem muitos servidores públicos que, sem nenhuma razão, são inoperantes ou trabalham a passo de tartaruga, talvez, estes devessem estar aposentados por inservidez! Um brinde à saúde de todos! Fiquem com Deus. 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Força, palavra de ordem!

A última postagem gerou comentários cuja palavra de ordem é FORÇA! Tal palavra ajuda sobremaneira a continuarmos lutando, enfrentando o que podemos chamar de adversidades da vida. Agradeço a todos pela demonstração de carinho, de solidariedade e sobretudo de apoio inconteste a nossa pessoa, sinto-me, sem dúvida alguma, renovado e reforçado em todos os flancos e, principalmente, na vanguarda. Muitos sabem muito bem o que é viver "diagnosticado" e outros, talvez, convivam diretamente com pessoas nessa mesma condição na qual nos encontramos. Se vamos sair dessa, só Deus sabe!

Atualizando as notícias, informo que estive no consultório do médico cirurgião na esperança de ter marcada a ressonância magnética, conforme tínhamos combinado, para avaliar a evolução do tumor depois dessas duas sessões de quimio. Mas, infelizmente, não foi bem isso que ocorreu. Recomendou mais uma sessão, fechando o primeiro ciclo e no final do mês de dezembro, quando teremos encerrado a terceira sessão, faremos a bendita ressonância. Tudo bem, uma a mais, uma a menos, não me abalou muito. O que devo fazer agora é aproveitar esta semana de lucidez, para por em dia alguns compromissos pessoais que vinham sendo adiados nas últimas semanas.

Graças a Deus, as reações estão minimizando e passo o dia mais tranquilo. O trabalho tem me ajudado a superar esses momentos. Os meus auxiliares estão sempre cuidando de mim, tem uma delas que estar sempre a perguntar: quer água? e lá vem ela com um copo de água natural (sabe que fico sensível ao gelo)! Fico por demais agradecido a todos.

Bom, por enquanto é isso. Fico por aqui, desejando que tenham um bom inicio de final de semana. Lembrando aos que gostam de beber, direção não combina com álcool. Fique com Deus.