segunda-feira, 31 de maio de 2010

PET Scan e a GEAP

Com o intuito de levar a nossa reivindicação para a implantação do PET Scan no rol de procedimentos do GEAP Saúde participei, na semana passada, do XI Encontro de Conselhos Estaduais de Representantes das Regiões Norte e Nordeste realizado na cidade de Natal-RN. Naquele evento estavam presentes, além dos representantes dos assistidos, a Direção Executiva e parte do Conselho Deliberativo, principal órgão da Fundação gestora do plano de saúde e do pecúlio.
Espero que o nosso depoimento surta efeito positivo para que possamos, todos aqueles que precisam da realização desse exame, ter acesso a mais esse mecanismo de controle. Sabemos o quanto é importante as imagens obtidas com o PET e, para muitos, tem sido negada a sua realização. Isso não pode continuar a acontecer. 
Atualmente, nos resta enveredar pelas vias jurídicas e, pela morosidade de costume, acredito que quando se consegue a autorização o caso já estar mais grave ou se torna impestível a solicitação médica. 
A partir desta semana, mais precisamente, a partir do próximo dia 07, a autorização para a realização do PET Scan, por meio de todos os planos de saúde, estará sendo obrigatória para apenas dois tipos de neoplasias: linfomas e câncer de pulmão. A nossa reivindicação é no sentido de que esta autorização seja de forma ampla, geral e irrestrita, observando apenas a prescrição médica. 
Alguns planos de saúde, de auto gestão como a GEAP, já vem autorizando este exame há certo tempo. Segui-los é ter a consciência de estar no caminho certo, em defesa da saúde dos usuários. 
O custo aparente do procedimento não é nada comparando com os seus benefícios. Vamos ficar atentos e confiantes. Rogando a Deus para iluminar e sensibilizar os técnicos responsáveis pelos estudos e pareceres.    

sábado, 29 de maio de 2010

Onde fazer o PET Scan

Para melhor visualização removi o conteúdo desta postagem para a coluna do lado esquerdo do blog, assim ficará mais perto para aqueles que buscam saber onde pode ser realizado este exame tão importante no tratamento oncológico e de outras patologias.
Se você é assistido de plano de saúde de autogestão, como GEAP Saúde, Cassi, Petros e outros mais, é importante reinvindicar a inclusão do PET no rol de procedimentos cobertos. A imprensa começa a falar que ainda neste mês de junho isso será possível por deliberação da ANS, isso é meia verdade! A obrigatoriedade restringe-se a duas patologias: linfomas e câncer de pulmão. E nos demais casos, quando o médico achar necessário solicitar o exame, quem vai pagar?!
Estou resolvido, enquanto não for coberto, vai restar apelar para a via judicial. Fique com Deus.

Tireóide

Quando resolvi ccriar este blog estava pensando em pasar coragem para as pessoas que buscam informações e ou experiências nesse canal de comunicação. Algumas vezes recebi mensagens ou comentários dando conta de que os meus relatos estavam servindo, estavam cumprindo com o esperado! Entretanto, hoje, revendo o blog encontrei dois comentários que, infelizmente, não pude dar retorno no tempo oportuno devido não tê-los vistos antes. O primeiro deles segue abaixo e entre aspas:

"Ola, venho pedir a sua ajuda... a sua fé maravilhosa que aqui encontrei... Amanhã cedo, farei uma cintilografia da glândula da tireóide, estou apavorada, sei que O Pai estará segundado minhas mãos, mas o medo ainda é maior...não sei se irá doer, logo terei de tomar o Iodo e estou sem tranquilidade... É muito bom ver que vc conseguiu e consegue vencer todos os obstáculos da Vida.
Um abraço e muito Obrigada, Carolina!"

Este comentário foi feito numa postagem antiga, por isso mesmo não foi vista por mim antes. Explico, muitas vezes as pessoas chegam ao blog através de link do Google ou de outro site de pesquisa que aponta diretamente para o assunto procurado e aqui publicado, que nem sempre é o assunto do "dia" ou o da página inicial, estes são vistos todos os dias assim como as últimas dez postagens que fazem parte desta página. Os comentários nas postagens antigas, lamentavelmente, terão o feedback que eu gostaria. 
Para minimizar essas situações de desencontros, farei com que os comentários sejam moderados, assim eles serão vistos e terão respostas, em função do respeito e atenção que todos merecem ter.
Peço desculpas a Carolina por não ter tecido nenhum comentário às suas palavras, no momento que ela buscava ajuda. Em primeiro lugar para dizer-lhe que não tem do que agradecer a mim.
Falando a você, Carolina, espero que tudo esteja transcorrendo sob controle e que tenha obtido a cura no seu tratamento, trazendo de volta a sua tranquilidade. Também estou investigando o nódulo que apresentou na minha tireóide, veja a bolinha brilhante na região do pescoço, imagem captada no primeiro PET Scan realizado em janeiro/2009. Cheguei a marcar data para cirurgia da glândula, mas foi adiada por conta da necessidade de retomar a quimioterapia, ainda no inicio do ano passado, hoje, não tenho mais porque adiar e devo encarar de frente, como tenho feito durante todo esse tempo. 
Na próxima semana, estarei fazendo consulta médica com especialista na área de cabeça e pescoço, acreditando na misericórdia de Deus, como tem sido sempre. Com certeza, será mais um capítulo a ser vencido, mais uma batalha ganha. Devemos entrar na luta acreditando na vitória. Mais uma vez, peço desculpas a você Carolina e a tantas outras pessoas que por ventura tenham postado comentários que não foram respondidos. Fique com Deus!

A IDADE DO HOMEM E OS AVIÕES

O homem até os 20 anos: Avião de Papel
Apenas voos rápidos, de curto alcance e duração.

Dos 20 aos 30 anos: Avião de Caça Militar
Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objetivo.
Capaz de executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de tempo..

Dos 30 aos 40 anos: Avião Comercial de voos regionais
Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros.
Os voos nem sempre saem no horário previsto, o que demanda mudanças e adaptações que irritam a clientela.

Dos 40 aos 50 anos: Avião Comercial de voos internacionais
Opera em horário de luxo. Destinos de alto nível. Voos longos, com raros sobressaltos.
A clientela chega com grande expectativa; ao final, sai cansada, mas satisfeita.

Dos 50 aos 60 anos: Aeronave de Carga
Preparação intensa e muito trabalho antes da descolagem.
Uma vez no ar, manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem.
A clientela é composta maioritariamente por malas e bagulhos diversos.

Dos 60 aos 70 anos: Asa Delta
Exige excelentes condições externas para alçar voo.
Dá um trabalho enorme para decolar e, depois, evita manobras bruscas para não cair antes da hora.
Após a aterragem, desmonta e guarda o equipamento.

Dos 70 aos 80 anos: Planador
Só voa eventualmente e com auxílio.
Repertório de manobras extremamente limitado.
Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao hangar.

Depois dos 80 anos: Aeromodelo.
É só enfeite.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ainda no Ecrenord

Tamanha foi a recepção que resolvi ficar por mais tempo, ainda bem que eu tinha levado roupas para dois dias e não passei vexame nenhum. Estava  tendo a oportunidade de fazer a defesa a que tenho me proposto desde o ano passado, mas ainda não tinha tido condições de me fazer presente. No encontro do ano passado, não estava em condições físicas de fazer nenhum deslocamento de longa distância e este encontro, aqui em Natal foi a oportunidade certa. É como costumo dizer: tudo tem o seu tempo! Hoje, acredito que é o tempo esperado, o momento certo para fazer acontecer a implantação do PET SCan no rol de procedimentos do GEAP Saúde e seus assemelhados.
Como disse no plenário, não estou "legislando em causa própria", apesar de esperar contar com a possibilidade de fazer o exame usando a minha carteira da GEAP, caso seja prescrito ao longo desse período de manutenção  a que estou submetido ao invés de ter que mendigar ou apelar para autorização judicial. Basta o estresse da doença.
Ao longo de todo o dia de ontem e na manhã de hoje, pude fazer as minhas intervenções clamando pelo entendimento dos participantes de que é muito importante o exame para diversas patologias, não somente para as que foram contempladas pela obrigatoriedade dada pela ANS, vai além dos linfomas e das neoplasias no pulmão.
E após cada fala minha, vinha a resposta de alguém da diretoria geral da GEAP, afirmando que o PET Scan já estar contemplado e será autorizado a partir de junho do corrente ano. Isso só confundia a platéia que de pronto assimilou a necessidade de ter esse exame no elenco dos procedimentos obrigatórios e o posicionamento dos dirigentes nada acrescentava ao nosso pleito. Era como se eu estivesse solicitando o que já estava sendo dado... mas, sempre vieram as réplicas em conformidade com os andamentos dos trabalhos.
Hoje pela manhã foi diferente. Um dos palestrantes, também diretor da GEAP, no momento do debate e após ter ouvido as minhas prelações, semelhantemente às que já haviam sido proferidas no dia de ontem, respondendo aos meus questionamentos, corroborou com o meu posicionamento em defesa da importância do PET e foi mais além, testemunhou ter se valido da realização desse exame durante o seu próprio tratamento oncológico, tendo mostrado, ainda o caminho das pedras para que possamos enveredar e lograr êxito ao nosso pleito. Segundo ele, falando como médico, reconhece no PET Scan um ator com papel importante no tratamento oncológico em geral, não só para os linfomas e câncer de pulmão. 
Era a fala que faltava ser dita. Enfim, um profissional do quadro da direção nacional, médico e usuário, defendendo publicamente aquilo que estava sendo confundido na cabeça de muita gente. Tudo acontece na hora certa, no tempo certo. E hoje é o tempo de vermos o nosso clamor ganhar uma formatação mais propícia ao sucesso. Vamos seguir os caminhos das pedras, retirando os pedregulhos afiados, para uma caminhada mais tranquila para aqueles que nos sucedem na história. Estamos pavimentando a estrada da GEAP, ligando regiões antes distantes e inatingíveis com as pontes como esta que queremos construir, chamada PET Scan. Fé e esperança. Fiquem com Deus!  

terça-feira, 25 de maio de 2010

XI ECRENORD

Natal, Rio Grande do Norte é a cidade anfitriã dos representantes regionais da GEAP na sua décima primeira edição. No período de 25 a 27 de maio ocorre, naquela cidade, o encontro anual dos Conselhos Estaduais de Representantes dos estados das regiões norte e nordeste. São cerca de 80 participantes que estarão debatendo sobre os mais diversos assuntos de interesse dos milhares de assistidos pelos planos de saúde da Fundação GEAP, sendo o GEAP Saúde o mais importante dos produtos ofertados.
E o que eu tenho com isso? GEAP Saúde é o plano de saúde do qual tenho me valido para possibilitar o meu tratamento de saúde. Somos assistidos, eu e minha família, desde 1982, quando ingressei no serviço público federal. Naquela época a prestação de serviços de saúde era administrada por uma seção, chamada Patronal, instalada nas dependências do extinto INAMPS, na capital e nas grandes cidades interioranas. De modo semelhante nos demais estados da federação. A Patronal cuidava da prestação de serviços médicos, ambulatorial e hospitalar, assistência odontológica, assistência social - com fornecimento de vários benefícios, dentre eles concessão de óculos de grau, auxílio creche e outros, cobrindo os servidores , mais dependentes,de cinco órgãos do chamado SINPAS. 
No ano de 1990, foi extinta a Patronal e criada a GEAP. Ao longo dessas duas décadas de cara nova muita coisa mudou. Com a expansão dos serviços a outras instituições, através de convênios firmados, o número de assistidos extrapolou a casa de setecentas mil vidas. Os benefícios assistenciais forma reduzidos praticamente a nada e cresceu o controle social sobre as ações do gestor da Fundação. É aí que entra a participação dos representantes dos assistidos nos estados, indicados ou eleitos pelas associações ou sindicatos das categorias participantes. O Conselho é paritário, isto é, cada instituição tem direito a dois assentos, sendo um deles para representar o órgão e o outro para representar os assistidos.
Fui representante indicado pelo meu sindicato durante oito anos e participei da maioria desses onze encontros. Foram oito participações nos encontros regionais, sendo um deles da região sul e sudeste, ocorrido na cidades de Praia Grande-SP e seis encontros nacionais, estes ocorridos na cidade de Brasília-DF, além de alguns seminários temáticos chamados pela Fundação GEAP. 
Apesar de estar afastado da representação há três anos, hoje estou de volta ao plenário para discutir sobre GEAP Saúde. Assumi como missão a defesa pela incorporação do exame PET Scan ao rol de procedimentos obrigatórios da GEAP.
Acho que devido a minha história de vida nesse cenário histórico acima descrito e considerando a minha situação atual, no tocante à saúde física, foi o motivo da grande recepção que tive quando cheguei ao recinto do encontro. Os trabalhos foram suspensos para a calorosa boas vindas da plenária, fui aplaudido de pé. Deveras uma grande emoção e uma comoção de alegria reinou durante aqueles momentos que ficarão gravados para sempre na minha memória. As palavras de agradecimento são poucas nessas horas, mas o respeito aos meus pares supera essa minha deficiência. Aproveito para registrar o meu mais sincero agradecimento pelos mimos e gentilezas com que fui tratado  por todos. Muito obrigado e bom evento para todos! Fiquem com Deus!

domingo, 23 de maio de 2010

Decreto interessante

Fuçando a net em busca de um decreto específico, encontrei este que achei bastante interessante e resolvi salvá-lo como uma imagem para melhor visualização. É um documento datado de 1961, quase 50 anos atrás... menos de um ano depois da capital do Brasil ter sido transferida para o Distrito Federal. O nome do beneficiário foi encoberto por mim para preservar a sua identidade.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Em manutenção

Todas as máquinas precisam de manutenção periódica para continuar funcionando bem, do modo como foi programado na sua concepção. Isso serve para as máquinas novas e recuperadas. Assim também é o nosso corpo, podemos comparar o nosso organismo a uma máquina com todos os seus componentes atuando com o mesmo objetivo: gerar "energia" para desenvolver as "tarefas" que lhe são atribuídas.
Então, se temos uma máquina dentro da gente, essa máquina também precisa de passar por manutenções periódicas. Muitas vezes só para checar a quantas andamos... e os profissionais da área de saúde vão nos examinar segundo a faixa etária de cada (no caso das máquinas são consideradas horas de trabalho, quilometros percorridos, etc). Do mesmo modo que as nossas máquinas, industrializadas, podem virar sucatas de uma hora para outra... o nosso organismo também pode pifar, assim... do nada! Outras vezes fica dando sinais de que algo não anda bem... é hora de procurar ajuda para evitar falhar no tranco.
E em alguns casos, somos submetidos a verdadeiras reformas para evitar (retardar) o colapso final. Refiro-me às reformas estruturais, aquelas a que somos forçados a fazer sob pena de não ver mais o sol raiando, nem sentir a brisa dos ventos, nem ... enfim, sob pena de partirmos desta para o desconhecido que não queremos conhecer tão cedo (sempre é cedo, mesmo estando na casa dos cem anos de vida). Mas, por que estamos falando de reformas, de manutenção, o que isso tem em comum comigo?! Tem tudo em comum.
Algum tempo atrás, recebi os sinais de que algo estava errado e era preciso procurar ajuda médica. Veio a primeira reforma estrutural para corrigir o desconforto da dor, foi preciso eliminar parte do órgão afetado pela corrosão. Podemos comparar a neoplasia ao ferrugem que consome o ferro ou ao cupim que infesta a madeira, todos trabalham no silêncio e quando menos se espera (quando não captamos os sinais que são emitidos) muita coisa pode ficar comprometido e o funcionamento do nosso organismo pode parar.
O defeito que os aparelhos apresentam podem ser corrigidos numa primeira investida ou depois de um segundo ou terceiro retorno. Comigo também foi assim: não ficou resolvido na primeira investida, a cirurgia do estômago não era a única forma de resolver aquela situação, dado o quadro que estava pintado, e foi preciso usar da quimioterapia como mecanismo coadjuvante (ou principal) no que podemos chamar de tratamento de choque. Era preciso combater o inimigo que estava dentro de mim, infiltrado nas minhas estranhas e nada melhor que usar as mesmas armas, dente por dente, célula por célula, o bem contra o mal.
E eu aqui, assistindo a tudo isso e participando do jeito que me era permitido. Deus estava e estar no comando o tempo todo, eu só precisava acreditar, confiar que tudo aquilo seria (como foi) passageiro na minha vida. Eu não pedi para adoecer, não era minha a doença e ninguém de boa consciência quer adoecer, dessa forma estamos no caminho certo da reversão da situação. Crer na cura através dos poderes divinos ao mesmo tempo que nos subtemos ao tratamento médico (eu disse tratamento médico); pois nessa hora aparece muita gente querendo ajudar e apresentam "experiências" e relatos para serem testados.
Conhecer a neoplasia é uma coisa e ficar testando receitas caseiras que se dizem milagrosas é outra, totalmente diferente. Nunca embarquei nessa e não aconselho ninguém a fazer. Sou administrador de empresas, passei por várias disciplinas que me doutrinaram na arte de administrar uma empresa... a medicina deve ser exercida por quem foi para ela doutrinado!
Hoje fui ao médico, Dr. Cássio Virgilio, o cirurgião que deu ultimato nos tumores que insistiam em resistir aos ataques da quimioterapia. Posso dizer que foi a terceira investida contra quem poderia ter me matado: o câncer do fígado que ocorreu por metástase do câncer do estômago. E segundo o médico, esses tumores foram vencidos por que estavam agrupados... acho que estavam meio zonzos pelo bombardeio da quimio e na tentativa de fortalecer a resistência ficaram agrupados, facilitando a sua retirada na marra - por força do bisturi habilidoso desse grande profissional, ex-aluno meu do curso médio! Ainda bem que eu lecionava matemática e não biologia! O orgulho de ter sido professor dele é nada perto do agradecimento de tê-lo nessa condição de seguidor de Herodes, de saber que ele tem sido iluminado por Deus para salvar vidas.
A conversa de hoje, depois de seis meses da cirurgia, foi muito proveitosa mesmo. Alimentou a certeza de que o organismo estar voltando a sua normalidade, mas também abriu os meus olhos para a necessidade de continuar vigilante, assim como tem sido nesses últimos meses... visitas médicas frequentes, realização de exames periódicos de forma amiúde para que, caso venha a ocorrer qualquer alteração, estejamos em condições de responder mais rapidamente e, quanto mais cedo, melhor é para armar uma defesa ostensiva.
É isso, não devo dar uma de peru natalino, que sempre se vai na véspera, mas não posso vacilar... o negócio é dormir com um olho aberto, sempre! E é que tenho feito. Viver é bom e eu gosto, então vivo. Com a graça de Deus, sempre! Amém.

domingo, 16 de maio de 2010

Hoje é dia de recomeçar...


Tenha um bom início de semana! Fique com Deus!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ASSALTO PROGRAMADO

A criatividade dos nossos marginais chega às alturas. 

Agora, principalmente em SP e RJ, estão enviando pelo correio, uma carta com
papel timbrado da NET, TVA, SKY, Directv ou outro qualquer canal de TV
por assinatura. 
Na carta, que por sinal é muito bem elaborada, onde diz que estão modernizando a sua tecnologia e que será necessária a substituição de equipamento dentro da casa do assinante. Eles colocam um número de telefone (de um comparsa) para o agendamento. 
Cuidado, não telefone para nenhum número desconhecido da sua operadora de TV ou outra prestadora de serviços do gênero nem abra a sua porta para este tipo de manutenção sem que tenha sido comprovada a sua veracidade. 
Viram onde chegou a ousadia dos bandidos?
Neste golpe as próprias vítimas marcam o dia em que sua residência vai ser assaltada!!! !!  Por favor, Repassem aos seus amigos, tenham eles NET, TVA, SKY, Directv ou qualquer outro canal de TV por assinatura, para que eles passem adiante esta mensagem também. E se receberem a tal carta, que confirmem com o telefone que consta na sua fatura mensal, nunca com o número de telefone da carta recebida . 

Texto extraído de mensagem enviada por Aremita, a quem agradeço pela atenção! 

 

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Segredos de Fátima

Na data de hoje, 13 de maio, em anos diferentes aconteceram dois grandes feitos. Cronologicamente falando, o primeiro deles ocorreu no ano de 1888, aqui mesmo no Brasil, a Rainha Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, a lei maior que acabava com a escravidão negra no país. A partir dali, todos os escravos foram libertados do cativeiro das fazendas, as senzalas foram derrubadas, os troncos queimados e as correntes tiveram os seus elos destruídos. Isso foi um feito histórico e oficial, mas deixo uma pergunta: será que a escravidão humana findou de verdade com uma simples canetada? O que continuamos vendo é lamentável, pretos, brancos, amarelos, pigmentados, mulatos, índios, seja qual for a etnia, muitos ainda vivendo sob o açoite da sociedade que esmaga os menos favorecidos. Muitas "leis" precisam ser assinadas para por termo a todas as injustiças que teimam em ter vez contra os que não podem ter voz. 
O segundo fato ocorrido num dia como hoje, 13 de maio, se deu há 93 anos atrás. Uma outra mulher e também uma Rainha  foi a protagonista da história. O cenário foi outro, distante do Brasil, na cidade que tem o seu nome, Fátima, no vizinho e fraterno país chamado de Portugal. Trata-se da aparição de Nossa Senhora a três irmãos para os quais revelou três segredos que foram guardados pela Igreja Católica durante muito tempo. E que somente no ano de 2000 foi  revelado. Ao longo de mais de oitenta anos, tempo que levou para se tornar público pela igreja, o terceiro e último segredo era um verdadeiro mistério dos deuses. 
Mesmo após ter sido dito a todo o mundo, este assunto ainda é latente e uma incógnita para muitos. Há insinuações de que o terceiro segredo não teve todo o seu teor revelado, portanto, estamos diante de um "quarto segredo" ou pelo menos tentam nos passar isso como uma verdade. Para o Vaticano o assunto estar encerrado. Confesso que não sei, só sei que sou um admirador de Nossa Senhora na imagem de Fátima. E tenho contado do livramento que passei diante de uma procissão na qual ela vinha sendo conduzida anos atrás, quando eu ainda era um menino buchudo!
E mais recentemente, na restauração da minha saúde, NS Fátima esteve presente. Sem que eu houvesse externado a minha predileção à esta Santa, recebi no dia da minha cirurgia para a retirada do câncer no estômago, na recepção do hospital, das mãos de minha amiga Fernanda, a pequenina imagem representativa da Fé que encorajou-me ainda mais a enfrentar todas aquelas turbulências que estavam vindo em minha direção. Hoje, agradecido a Deus, também creio na intercessão da Mãe milagrosa para chegar a este  resultado positivo de cura. E digo se existe ainda algo a ser revelado, isso tem que ser buscado dentro de cada um de nós. A vida sempre será um grande mistério e não nos cabe querer desvendá-lo, sempre existirá  um depois de outro. Que a paz reine entre todos nós. Fique com Deus!


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meu aniversário

Tenho escrito sempre em datas comemorativas e não poderia deixar passar a que devo considerar como sendo a mais importante das datas: 10 de maio, o dia do meu aniversário, o dia em que vim a este mundo! Não escrevi no dia para evitar aplausos, para evitar receber as felicitações por esta passagem pelos que esqueceram e não têm o Orkut para lembrá-los. Ainda bem que temos essa ferramenta de lembrança que não nos deixa esquecer o aniversário das pessoas amigas.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos que enviaram mensagens de felicitações, seja através daquela rede social, seja através dos telefonemas recebidos e aos que puderam me dar um abraço pessoalmente nesse dia tão importante para mim.
Hoje, posso dizer que tenho três datas de aniversário, três datas que devo comemorar... esta primeira ocorre no dia supracitado e a segunda considero como sendo 19 de setembro - data da minha primeira cirurgia e a terceira data, esta corresponde ao dia da segunda cirurgia é 10 de dezembro! Quantos anos devo dizer que tenho? Gosto de ter voltado à primeira infância, falta comemorar ainda o primeiro ano de vida... estou na mais tenra das idades, 6 meses completos! Sou mesmo muito precoce, já sei ler, escrever, navego na Internet e até trabalho...
É assim que vejo o meu aniversário, uma data muito especial para mim. Continuo agradecendo a Deus todos os dias e tenho esperado ansioso para completar mais outro ano de vida. Muito obrigado. Fique com Deus!

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães

O segundo domingo do mês de maio foi dedicado a homenagear todas as mães. Como toda data comemorativa esta, sem dúvida, também tem seu apelo comercial. É considerada pelo comércio como sendo um dos melhores períodos de negociação, com o aumento expressivo no volume de vendas de todo o segmento. Nos dias que antecede esta data, tudo é anunciado para as mães... flores, celulares, carros, planos de telefonia... só não vi ainda anúncios de barbeadores elétricos!
Na verdade sabemos que mãe que é mãe não estar preocupada com o presente que vai receber neste domingo, para a grande maioria das mães, o que importa mesmo é a presença do filho querido, um abraço e um beijo, um simples demonstração de amor e reconhecimento por tudo que representa uma mãe na vida de qualquer pessoa. Isso tem mais valor do que o mais valorizado dos presentes que se possa adquirir nos centros comerciais.
E eu me aproveitando desse pensamento, não fico me estressando em busca de comprar isto ou aquilo, estarei lá com ela, minha mãe querida, para dar a ela o maior presente um beijo e um abraço. Agradecendo pelo carinho e pelos cuidados que tenho recebido ao longo de toda a minha vida.
Quando menino, ainda na escola, na fase do antigo primário e mais tarde no antigo ginasial, recordo dos trabalhos manuais que eram feitos na escola, sob a orientação e supervisão das professoras que esforçavam-se em nos ensinar a fazer algo para ser presenteado. Lembro de ter feito porta-caixa de fósforos, pintado pano de prato, decorado telha e jarros de barro, uma coisa por ano, tudo de forma bastante artesanal e o melhor de tudo com o gosto de "foi feito por mim"... as purpurinas que usávamos tinha os seus brilhos ofuscados pelo brilho do nosso olhar quando entregávamos a nossa obra de arte naquela manhã de domingo. E para chegar a esse dia sem que a "obra" fosse descoberta valia de tudo e muitas vezes a casa da vizinha era o melhor local para deixar guardada... uma ginástica danada para fazer acontecer a surpresa! Bons tempos que não voltam mais.
Hoje, vejo as crianças sendo incentivadas a irem às compras nos shopping centers em busca do presente da mamãe! A primeira impressão que passa é de amadurecimento da criança e pode parecer bonito... e até ser motivo de "orgulho" para a mãe saber que o seu filho já sabe "escolher" o que comprar pra ela. A televisão dando cobertura a este feito é o máximo, mexe com o ego, superego, it e tudo que a psicologia possa imaginar existir na mente humana. Pra mim é a primeira lição do capitalismo selvagem, onde tem vez quem "pode consumir"... Ao invés disso, poderiam voltar a incentivar as crianças a fazer alguma coisa nas escolas para dar as suas mães queridas, um simples cartão com uma mensagem escrita por ele mesmo, talvez, fosse o maior presente desse dia. Ai sim, seria uma grande lição de vida e de amor. 
Mas, vamos voltar ao tema principal desta postagem. A homenagem virtual às Mães, e a minha em especial para quem digo que amo muito e sou agradecido por ter sido gerado no seu ventre e poder compartilhar da vida. Certamente a minha mãe tomará conhecimento dessa mensagem, creio que por intermédio da minha irmã, que também é mãe a quem também rendo as minhas homenagens, dando os meus parabéns pelos filhos que tão bem soube criar, com todas as dificuldades sendo superadas ao longo dessa jornada. 
Mamãe, é assim que a chamamos, aceite os meus agradecimentos por tudo aquilo que me ensinou, por todos os momentos da minha vida, enfim, por ser minha MÃE. Fique com Deus! 

sábado, 8 de maio de 2010

Sequência

Recebi um e-mail contendo este enigma... resolvi publicar aqui. Quem quiser arriscar, envie resposta para kader421.blogando@blogspot.com
Tentem descobrir!
Qual é o próximo número da sequência abaixo?

2, 10, 12, 16, 17, 18, 19...

domingo, 2 de maio de 2010

"um passado em poesias"

Olá,
 
olha só o que encontrei na casa de mainha... um tesouro!!!
 
Cristiane
(Minha primeira sobrinha)
 
Doce criança
Pequeno ser
Frágil como uma rosa
Doce criança
Que a natureza nos deu
Pequenos passos
Na grande escalada
Doce criança
És poesia, amor
Amor de um sonho
Oh! Doce criança
Um dia crescerás
Torna-se-à beleza maior
Muitos cativarás
Doce, doce criança
Teu mel é tua inocência
Tua pureza, teus gritos
Enfim você é o próprio mel
Pois você veio da flor.
 
Edson Leite
"Um passado em poesias"

 

sábado, 1 de maio de 2010

Comentários

Revendo as minhas postagens antigas descobri a existência de vários comentários que eu não tinha lido. Assim como esperamos que as pessoas façam os seus comentários nas nossas postagens, quem os faz espera também uma resposta. Em função dessa premissa peço desculpas aqueles que postaram as suas opiniões e não obtiveram um feedback da nossa parte. Para evitar a continuidade dessa situação tomei algumas providências na configuração do blog.
Também peço desculpas aos que vinham sendo notificados de todas as alterações ocorridas no blog, uma chatice para algumas pessoas que recebiam em forma de mensagens (e-mail) todas as novas postagens e os eventuais comentários aqui deixados. Não me dava conta de como fazer para evitar tal incômodo e somente hoje fui iluminado com a solução. Espero que doravante isso não venha mais se repetir.
Mais uma vez relembro que o blog, na sua nova concepção, continua aberto a toda e qualquer participação. Não somente com a possibilidade de deixar o seu comentário ao final da postagem, mas possibilitar a todos que queiram escrever algo e vê-la aqui publicada. Como disse antes, através do endereço eletrônico kader421.blogando@blogger.com, a sua mensagem vira um artigo que é publicado no blog automaticamente, ressaltando que o ASSUNTO do e-mail corresponderá ao TÍTULO da postagem. Não esqueça de escrever o seu nome ao final da mensagem. Simples e fácil, espero a sua participação.
Aproveito para desejar-lhe bom final de semana e dizer: Fique com Deus!