sábado, 12 de junho de 2010

Sudoku

Nos últimos tempos tenho vivido fases. Já passei por diversas delas, agora acabo de redescobrir as palavras cruzadas. Me reservo o direito de não falar em marcas, até porque não temos muitas opções no mercado. Foi numa dessas revestinhas de palavras cruzadas que percebi o Sudoku tradicional, igual ao da figura ao lado, depois vi que existem algumas variações desse passatempo que requer muita lógica para completar o quadro.
O Sudoku foi criado no século XVIII, pelo matemático suíço Euler, também é conhecido por "Quadro Mágico" ou "De 1 a 9", publicado inicialmente nos Estados Unidos expandiu-se pelo resto do mundo nas últimas décadas, tendo virado uma febre na Inglaterra. Posso dizer que realmente, depois que você inicia e consegue completar o primeiro quadro (sem filar nas respostas), não quer mais parar de fazer. E o tempo realmente passa. Pode até parecer estressante, mas não é.
A regra é simples: preencher os quadros que estão em branco com os algarismos de 1 a 9, de modo que cada número apareça apenas uma vez em cada linha e em cada coluna. Nenhum número pode ser repetido, na linha ou na coluna. Isso vale para cada um dos nove quadrados menores.  
Fora o tradicional, 9 x 9, tem o MiniSudoku, com as mesmas regras, porém usando apenas os numerais de 1 a 6. O Sudoku Irregular, uma variante do Mini, com subdivisões diferentes do retângulo, segue a mesma regra: não pode haver números iguais dentro da mesma área definida. Veja o exemplo na figura abaixo.
Vale a pena tentar qualquer uma das versões do Sudoku, são desafios que ao serem vencidos lavam a alma e ajuda na irrigação do nosso cérebro, dizem até que faz muito bem para evitar certas doenças neurológicas. Descobri o Sudoku e todos os dias tenho feito meia hora de exercícios mentais, tem gente que prefere exercícios físicos e deixam de lado qualquer possibilidade de estimular a massa cerebral. Lembre-se de que somos um conjunto e não podemos preterir nenhum dos nossos órgãos. Vá na banca mais próxima, ou quando passar perto de alguma, lembre-se de adquirir o seu primeiro exemplar de Sudoku ou então compre uma revistinha de palavras cruzadas que, certamente, trará uma ou duas páginas com este novo passatempo.
Outra variação desse passatempo de raciocínio lógico, envolvendo apenas números, é o MegaSudoku com 12 linhas e 12 colunas, usando, naturalmente, os algarismos de 1 a 12. É, como disse um passatempo que exercita a parte do cérebro responsável pelo nosso raciocínio. Testei, aprovei, por isso mesmo recomendo. Fique com Deus! 

Nenhum comentário: