quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dona Gramática

Após ler um artigo na Internet, passei a ver os comentários deixados num determinado site, foi quando percebi que estão matando aos poucos o nosso idioma. Muita gente aproveita-se do "internautês" para escrever de todo jeito, desconsiderando a ortografia e as regras gramaticais. Veja só a barbaridade desse comentário acerca de um projeto futurístico, que prever a fabricação de caminhões com carrocerias expansíveis:

"30 anos para desenvolver o sistema expansivel?? Pow!! Mas isso ja existe! Eu uso isso todo o dia! nao seria mais k adaptar as gruas hidraulicas k temos para elecaçao de cargas! estes dois (referindo-se aos pesquisadores) fazem disso um projecto revolucionario mas na verdade o prazo k proponem é porke eles mesmos axam impossivel o desenvolvimento de toda a tecnologia k pretendem! Pois a nivel de enginheria se constroi tudo o k se pretenda em poucos anos! se tornassem o projecto mais simples em vez de o fazerem automatico o poderiam ter em venda ao publico com preços competitivos dentro de 5 ou 10anos!"

Nesse outro comentário, ainda sobre o mesmo assunto, precisamos respirar fundo para não faltar o fôlego durante a leitura. O comentarista esqueceu que ainda existem os acentos e a pontuação, não colocou sequer uma vírgula. É para ser lido na carreira mesmo.

"Pessoal a tecnologia ja tem mas eh experimental o problem e a energia nao da pra fazer = petroleo que vc cava e acha um monte as baterias de hidrogenio mesmo sendo aprovadas para uso espacial ainda tem deser adaptadas ao uso domestico e necessitam receber um planejamento de produçao em escala dantesca por isso a demora a tecnologia dos acessorios nos temos resta a energia "

Ufa, quase tropecei! Entendeu o que ele quis dizer? Nem eu... tome fôlego e tente novamente, quem sabe da segunda leitura extraia-se alguma coisa de concreto.

Domingo, num desses programas de televisão vi uma reportagem que demonstra que a educação no nosso país continua sendo de péssima qualidade. Como podemos admitir que uma criança de quarta série ainda não saiba ler nem escrever?! Como ela pode ter sido aprovada de ano?! Este caso não é de algum morador das brenhas do Brasil, mora na cidade do Recife. Uma das maiores capitais do nordeste, portanto, um grande centro formador de pessoas. São essas crianças, alfabetizadas na marra, que estarão, amanhã, postando comentários dessa natureza ou tendo dificuldade para escrever um documento qualquer. Precisamos lutar para garantir que a escola dessempenhe de fato o seu papel de instruir intelectualmente a criança, para que esta não venha passar pelo vexame de ser um analfabeto letrado. Tenho dito, fique com Deus! 

Nenhum comentário: